FUNDAÇÃO

O Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico foi erigido em 1984, por Decreto da Congregação para a Educação Católica. O Instituto, confiado permanentemente ao Ordinário Diocesano do Rio de Janeiro e agregado à Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, colabora de seu modo com o Ministério Petrino para manter a unidade da fé e da Igreja, bem como sua diversidade cultural, assumindo a tarefa de estreitar os laços do depósito comum da tradição com o rigor científico.

OBJETIVO

O objetivo do Curso de Direito Canônico do PISDC é o aprofundamento da ciência canônica no Mistério da Igreja de modo a formar canonistas qualificados para o estudo, aplicação e ensino da lei eclesiástica conforme a tradição viva da Igreja para que possam prestar assistência às contínuas necessidades de renovação e adaptação de nossos tempos ou ocupar as várias funções necessárias à vida da Igreja universal e das igrejas particulares. Essas tarefas são realizadas na certeza de que a lei da Igreja deve sempre servir ao bem sobrenatural dos membros fiéis individuais, bem como ao bem maior de construir a comunhão eclesial.

PROPOSTA

Para alcançar essa finalidade, que tem por base os ensinamentos do Concílio Vaticano II, os princípios teológico-canônicos e as Leis da Igreja são estudados e explicados à luz das conexões históricas relevantes. Esse estudo é realizado de modo exegético para que os estudantes sejam capazes de apreciar o espírito, a origem, a evolução e o significado eclesial e os propósitos pastorais de tais princípios e leis.

O projeto pedagógico do curso tem por base o relacionamento professor-aluno, com vistas ao desenvolvimento da liberdade e personalidade do corpo discente. Colocando-se ao serviço das Igrejas no Brasil e mantendo um alto padrão de excelência acadêmica do corpo docente, o PISDC está atento ao Magistério da Igreja e às circunstâncias particulares das igrejas locais a que os alunos estarão sujeitos no trabalho futuro. Na busca dos objetivos pastorais, culturais e científicos, o PISDC buscará manter um estreito relacionamento e promoverá o contato de seus alunos com respeitáveis instituições internacionais conveniadas em todo o mundo.

Por fim, o curso reviu o programa de estudos de acordo com o Decreto Novo Codice, promulgado pela Congregação para a Educação Católica em 2 de setembro de 2002, que realizou modificações na Constituição Apostólica Sapientia Christiana e as Ordinationes de aplicação, bem como reordenou os ciclos de estudos de Direito Canônico.

GUIA ACADÊMICO

Disponibilizamos nosso Guia Acadêmico neste link para download, que poderá esclarecer demais aspectos de nossa proposta.